Eu, no Porto. | Fotografia © Nuno Abrantes & PinkDialogues

Andas a sentir-te triste ultimamente? Precisas de um empurrão para olhar para o lado mais positivo da vida? Gostavas de saber o segredo para afastar a tristeza e te sentires capaz de enfrentar um mundo?

James Van Praagh, autor do livro Adventures of the Soul, Journeys Through the Physical and Spiritual Dimensions, best-seller do New York Times, dá-te nove dicas para te sentires mais feliz em cada dia.

Aqui ficam elas, listadas e resumidas por mim:

1. Define a tua intenção para cada dia

Segundo James, se tiveres uma atitude positiva face ao teu dia é meio caminho andado para que ele corra bem. E, se definires logo à cabeça as tuas prioridades, é mais fácil corresponder às tuas próprias expetativas.

2. Sê firme

Vive o teu dia a dia com alegria. Não deixes os outros influenciarem o teu estado de espírito, nem desviar-te do teu caminho. A vida é demasiado curta para não sermos felizes.

3. Diverte-te todos os dias

As preocupações do dia a dia exigem tanto de nós que nos distraem das coisas mais simples da vida, que nos dão tanto prazer. Independentemente do que te faz sentir bem — desenhar, escrever, passear, ver um filme, conversar —, faz um esforço para tirares partido disso todos os dias.

4. Faz um checkup das tuas emoções

Várias vezes por dia, tira um tempinho para perceberes como te sentes. Se estás motivada, se o que estás a fazer te faz feliz, se alguém ou algo te deixa ansiosa. Segundo James, és tu quem tem o poder de alterar a trajetória das tuas emoções. Se não te sentes bem, qual é a solução? O que podes fazer para alterar a forma como te sentes?

5. Tem uma atitude de gratidão

Não foques as tuas energias naquilo que não tens, mas antes naquilo que tens. Dá valor a quem és, ao que já conseguiste atingir, em quem te tornaste, nas tuas capacidades, nas pessoas que te rodeiam e que animam os teus dias. Em vez de olhares para os obstáculos como uma coisa má, procura tirar partido deles, aprendendo com a experiência.

6. Agarra os pensamentos positivos

É humano ter pensamentos negativos, refletir sobre sentimentos mal resolvidos e deixar que as emoções que resultam deles te desmotivem. Mas faz um esforço para metê-los de lado. Foca-te nos pensamentos positivos. Sempre que algo negativo te vier à cabeça, obriga-te a pensar imediatamente numa coisa que te faça rir, que te dê prazer e utiliza as emoções que esse pensamento te traz para analisares o outro, o negativo.

7. Cuida do teu corpo

A melhor forma de cuidar da mente é também cuidando do corpo. É importante ter uma alimentação saudável e descansar o tempo necessário para repôr energias.

8. Cria o teu próprio sistema de crença

O mundo está cheio de ideias que vão ressonar com as tuas. Não importa se são ideias de uma religião, de alguém que admiras, de um familiar. Segue pessoas que te inspiram e que puxam de ti o melhor. Que te fazem ser uma pessoa melhor.

9. Liberta-te do que te consome

Volta e meia, todos nós temos de fazer uma limpeza na nossa vida. Há pessoas que nos limitam, que nos condicionam. São pessoas tóxicas. E há situações que nos deixam desconfortáveis. É preciso saber dizer “não” aos que nos fazem mal. E manter apenas aqueles que nos fazem sentir bem.

Este é um resumo das 9 ideias para uma vida mais feliz, que encontras no livro de James Van Praagh. Online, podes encontrar o seu artigo sobre isto mesmo aqui.

Sê feliz!

1 COMENTÁRIO

O QUE ACHAS DESTE ARTIGO?

Escreve o teu comentário
Insere o teu nome aqui