Londres é uma cidade enorme. E, se há sítios onde nos apercebemos disso melhor do que noutros, este é um deles: Greenwich.

Sou das que gosta de cidades grandes, das que precisa de multidões, das que se deslumbra com a azáfama dos dias e com o milhão de coisas que se pode fazer em cidades assim. Gosto de pessoas e de observá-las nas suas rotinas: dentro do metro, à mesa de um restaurante ou sentadas no parque. Todas diferentes umas das outras. Sinto-me mais livre (menos claustrofóbica) em cidades amplas e com luz. E é por isso que facilmente me deslumbro com lugares que evidenciam isto mesmo.

Greenwich

Quando comecei a viver em Londres, esta foi uma das zonas que mais frequentei nos primeiros meses. Greenwich. Apesar de ter vindo de uma cidade já grande, como é Lisboa, foi impossível não me sentir hipnotizada por toda esta imponência, com os prédios altos de Canary Wharf ao fundo e o River Thames em redor. Deste lado do rio, em Greenwich, o ambiente não é tão moderno e imponente como se vê do outro lado, mas não é por isso que deixa de ser encantador.

Greenwich parece uma pequena vila, de prédios baixos, com bastante movimento, pessoas, luzes e vários restaurantes. Numa cidade onde quase tudo fecha bastante cedo, este acaba por ser um dos melhores sítios para comer e usufruir da noite de forma calma.

É também aqui que existe o Parque de Greenwich, com 74 héctares, que, com mais de 600 anos, é o mais antigo parque Real de Londres. É aqui o observatório e a linha do meridiano, que divide o globo terrestre em Ocidente e Oriente. E também é aqui que está atracado o veleiro Cutty Sark, construído em 1869 para transportar chá e que, em jeito de curiosidade, chegou a ser vendido a uma empresa portuguesa em 1895.

Uma vista fantástica

Dados históricos à parte, este é um belíssimo lugar para conhecer quando visitarem a cidade. Não só pela vida que este sítio tem, como pela possibilidade de, aqui, poderem admirar esta paisagem fantástica com vista para Canary Wharf, que é o maior complexo de edifícios empresariais em Londres e onde estão sediados alguns dos maiores bancos do mundo.

E suspirar. Porque, aqui, não dá para enganar. Esta cidade é enorme. Nela, vivem perto de 9 milhões de habitantes. É quase a população inteira de Portugal.


VAMOS CONVERSAR! Já alguma vez estiveste em Greenwich? Do que gostaste mais e do que gostaste menos? Partilha connosco nos comentários abaixo!

Gostas do que leste?

Pinkdialogues perfil04 copy

Para saberes sempre quando um novo artigo é publicado, subscreve a minha newsletter!

Não divulgarei o teu e-mail a ninguém. Powered by ConvertKit

O QUE ACHAS DESTE ARTIGO?

Escreve o teu comentário
Insere o teu nome aqui