Foi no início deste ano que estive, pela primeira vez, no edifício do Centro Português de Fotografia do Porto. Sendo eu uma admiradora de fotografia, embora bastante amadora, e estando eu no Porto, lembrei-me de que seria uma boa ideia visitar alguns sítios que não conhecia. Este edifício foi um deles.

Estava (e creio que ainda está) a decorrer a exposição de fotografia “Extraños”, do fotógrafo Castro Prieto, bastante intimista e, de algum modo, perturbadora. Pelas imagens do quotidiano abordadas de uma perspetiva crua, densa e quase existencialista, a preto e branco, e onde se vê também uma forte presença de temas como a morte e o sexo. Não conhecia o seu trabalho, mas gostei muito da força de algumas fotografias. De qualquer modo, o que queria mesmo era conhecer o edifício. Por dentro. Adoro arquitetura e espaços. E gostei muito deste contraste do vermelho com o branco. Uma forma simples e minimalista de acentuar a cor, dando-lhe protagonismo.

O edifício, localizado no centro do Porto, foi construído em 1797. Este lado do edifício foi uma cadeia e, irreverentemente, as celas dividiam os presos pelo tipo de crime cometido, pelo estatuto social destes e pela capacidade para pagarem a carceragem. Em 1974, depois da revolução do 25 de abril, a cadeia foi desativada e os presos transferidos para outro estabelecimento. Entre estas paredes, esteve, entre outros, Camilo Castelo Branco, escritor do século XIX.

Vale a pena visitarem este lugar quando estiverem no Porto. Se gostam de edifícios antigos que são renovados, então este, com esta mistura entre o antigo e o moderno, simples e forte, vai agradar-vos. E podem sempre ver uma exposição de fotografia pelo caminho, como foi o meu caso.

As fotografias presentes nesta exposição também estão aqui.

☆ ☆ ☆

Fotografias | Laura Almeida Azevedo


A TUA EXPERIÊNCIA E SUGESTÕES! Se já estiveste neste espaço, o que achaste dele? E, se conheces outros lugares a não perder no Porto, relacionados com fotografia ou não, partilha-os connosco. Terei todo o gosto em visitar um lugar sugerido por ti.

Gostas do que leste?

Pinkdialogues perfil04 copy

Para saberes sempre quando um novo artigo é publicado, subscreve a minha newsletter!

Não divulgarei o teu e-mail a ninguém. Powered by ConvertKit

O QUE ACHAS DESTE ARTIGO?

Escreve o teu comentário
Insere o teu nome aqui