Natal é família. Natal é magia e encanto. Natal é dar, receber e sorrir. Natal é reencontro com os nossos. Natal é isto tudo e muito mais. Feliz Natal!

Natal é família. Natal é juntar em casa, à mesa, aqueles que andam afastados, aqueles que vivem noutra cidade, aqueles que moram noutro país. Natal é compromisso. Compromisso com o nosso tempo e com o tempo dos outros. Compromisso de que estaremos lá, mais uma vez, mais um ano, para festejar mais um Natal juntos. Se tudo correr bem.

Natal é magia e encanto. Natal é embrulhos bonitos debaixo da árvore. E não precisam de ter dentro coisas valiosas em dinheiro. Basta terem neles a intenção de quem gosta de dar e a alegria de quem fica feliz por receber.

Natal é árvores de Natal a iluminar a noite, quando a sala está escura e da janela apenas se vê a lua. É o Pai Natal a entrar pela sala com o seu «oh-oh-oh!» entusiasmado, e todos fingirmos ser aquele o Pai Natal — e não a tia ou o avô que se escapuliram, de repente, com a desculpa de terem de ir ali ao lado. Mas que importa isso? É Natal. E Natal, quando há crianças, também é cumplicidade, teatro e imaginação.

Natal é frio. E mantas sobre os joelhos. E blusas de malha debaixo de casacos de penas. E passeios deliciosos pela praia porque todos os cafés e centros comerciais estão fechados. E é filhós, rabanadas e fios de ovos. É mesas que ficam postas dias inteiros. E filmes que são vistos pela décima vez como se fossem sempre a primeira.

Natal é saber que a vida muda e que as pessoas à mesa mudam com ela todos os anos. Perdem-se avós. Ganham-se sobrinhos e netos. As fotografias mudam, mas todas existem com a mesma intenção: eternizar no tempo aquele momento de satisfação e união.

Natal é saber que, assim que o Natal acabar, tudo voltará ao mesmo. Todos voltarão à sua rotina — no meu caso, a 2386 km de distância daqui. É saber que para o ano poderemos não voltar a estar todos juntos. Mas esperar que sim.

Porque Natal também é acreditar. E ser feliz. Em família.

Pela família que temos. E pelo privilégio de podermos viver o Natal assim.

Feliz Natal!

Praia de Altura, 2017.
Praia de Altura, 2017.
Praia de Altura, 2017.
Praia de Altura, 2017.
Praia de Altura, 2017.

VAMOS CONVERSAR! O que é, para ti, o Natal? Que lembranças de traz esta época e o que de melhor ele te faz sentir? Partilha connosco nos comentários abaixo!

☆ ☆ ☆

Óculos | HM
Fotografias | Nuno Abrantes

Gostas do que leste?

Pinkdialogues perfil04 copy

Para saberes sempre quando um novo artigo é publicado, subscreve a minha newsletter!

Não divulgarei o teu e-mail a ninguém. Powered by ConvertKit

6 COMENTÁRIOS

  1. Lindo!
    Natal é tudo isso!
    E, sim, Natal é viver a alegria única da união familiar!
    Natal é amor, aconchego…

  2. Gostava da euforia de antes de uns anitos atrás, estar rodeado de mais pessoas e família (pode sempre voltar a acontecer), família que já não volta mas presente no meu <3 . O Natal trás a vontade de oferecer e receber prendas mas essa euforia parte mais pelo lado das crianças. Beijos Laura & continua com força os teus projetos. FESTAS FELZES & PRÓSPERO ANO NOVO DE 2018 para Todos

O QUE ACHAS DESTE ARTIGO?

Escreve o teu comentário
Insere o teu nome aqui